top of page

PADOVAN

O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional, desenvolvido por Beatriz Padovan, é uma abordagem terapêutica que recapitula as fases do neuro-desenvolvimento, usadas como estratégia para habilitar ou reabilitar o sistema nervoso.

 

Uma terapia clássica de Reorganização Neurofuncional, recapitula os movimentos neuro-evolutivos do sistema de locomoção e verticalização do ser humano, os movimentos neuro-evolutivos do sistema oral que leva ao domínio da musculatura da fala, dos movimentos neuro-evolutivos do sistema ligado ao uso das mãos e a sua riqueza de articulações, e dos movimentos neuro-evolutivos dos olhos com sua organização muscular complexa.

 

O Método Padovan recapitula o processo de aquisição do Andar (processo motor complexo, que leva o individuo da posição horizontal à posição vertical e que culmina com a definição da lateralidade), Falar (meio de comunicação que surge do processo de orientação do ser humano no espaço, ou seja, do desenvolvimento do andar) e Pensar (processo mental desenvolvido a partir da linguagem) de maneira dinâmica, estimulando a maturação do sistema nervoso central, com o intuito de tornar o indivíduo apto a cumprir o seu potencial genético e a adquirir todas as suas capacidades, tais como locomoção, linguagem e pensamento.

 

Objetivo

O Método Padovan é utilizado como estratégia para estimular o desenvolvimento nos casos de atraso e distúrbios do desenvolvimento, para melhorar a qualidade de funcionamento e integração do sistema nervoso e nos casos de disfunções como transtorno de aprendizagem, hiperatividade, distúrbios e dificuldade de atenção e concentração, (TDAH), etc., assim como para recuperar funções perdidas, funções nunca adquiridas ou ainda para preparar o organismo para que possa adquirir funções e capacidades para as quais tenha potencial e que, por falta de estímulos ou por outro motivo, não tenha tido a oportunidade de se manifestar.

 

Intervenção do Método Padovan

Nas sessões de Método Padovan são realizados exercícios corporais que recapitulam as fases de aquisição da marcha humana, passando, passo a passo, pelas etapas do processo de deslocamento e verticalização do corpo. Em seguida são feitos exercícios, de reeducação das funções reflexo-vegetativas orais (respiração, sucção, mastigação e deglutição).

 

As funções orais são consideradas pré-linguísticas e preparam os movimentos da fala articulada, dando base ao processo da comunicação humana e linguagem. Para a concretização das sessões deste método é necessária uma avaliação inicial que envolve avaliação neurofuncional. Pode ser aplicado como método reabilitativo, preventivo ou de manutenção do sistema nervoso.

Para quem?

A técnica pode ser aplicada em todas as faixas etárias, do bebé à terceira idade.

Para ser aplicado, o Método Padovan não necessita sequer da colaboração do paciente, pois não é preciso que o seu nível de consciência esteja normal para que as estimulações tenham efeito. Pode ser aplicado em consultórios, em leitos, hospitais e também domicílio.

 

Padovan.jpg

O Método Padovan é indicado para os seguintes casos:

 

Alterações do desenvolvimento motor

  • Paralisia Cerebral (PC)

  • Descoordenação Motora Global e Fina

  • Dispraxias

  • Acidente Vascular Cerebral (AVC)

  • Traumatismo Craniano

Alterações da motricidade oral, fala e linguagem

  • Motricidade Oral: respirador oral, deglutição atípica, disfagia (dificuldade em deglutir) e maus hábitos orais

  • Perturbações articulatórias em geral (trocas, omissões e substituições de fonemas, afasias motoras e sensoriais, atraso de linguagem, gaguez)

  • Dificuldades da Aprendizagem: dislexia, discalculia e disgrafia

Alterações neuro-motoras e síndromes

  • Doenças degenerativas do sistema nervoso

  • Parkinson

  • Alzheimer

  • Demências

  • Trissomia 21

  • Síndrome do Pânico

 

Perturbações neuropsiquiátricas

  • Perturbação do Espetro de Autismo

  • PHDA

  • Depressão crónica.

O sistema nervoso é o principal mediador e modulador das diversas atividades humanas. O homem possui um programa genético, mas, para torná-lo efetivo, necessita de estimulação e meio ambiente adequados (fatores epigenéticos).

Fonte: Pro-Sinapse

Picture1.png
Picture2.png
bottom of page