TERAPIA DA FALA
O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando as funções de compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal e não oral (por exemplo: comunicação aumentativa e/ou alternativa).
O Terapeuta da Fala intervém, ainda, ao nível da motricidade orofacial, aprimorando e reabilitando as funções estomatognáticas da respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala (articulação verbal-oral) (ASHA, 2007). Para além disso, é o profissional ativo para tratamento de patologias e/ou perturbações relacionadas com a voz.
Recentemente têm surgido diversos estudos científicos sobre a atuação do Terapeuta da Fala em novas áreas, tais como: apneia obstrutiva do sono, cirurgia bariátrica e estética facial.
Em suma, o Terapeuta da Fala avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, melhorando e otimizando, assim, a sua qualidade de vida (ASHA, 2007).
Áreas de intervenção
-
Comunicação (perturbações da comunicação, comunicação aumentativa e/ou alternativa)
-
Linguagem na criança e no adulto (por ex.: afasia)
-
Articulação na criança e no adulto (por ex.: disartria)
-
Leitura e escrita (por ex.: perturbações da consciência fonológica, dislexia)
-
Perturbação da fluência (por ex.: gaguez
-
Disfonia (problemas de voz)
-
Motricidade orofacial: alterações ao nível da sucção, respiração, mastigação, deglutição (por ex.: disfagia)